A angariação de dadores de medula óssea é a finalidade de uma campanha de solidariedade que decorre esta sexta-feira no Shopping Cidade do Porto, na Boavista e que tem tido uma “grande adesão”, avança a agência Lusa.
Entre as 12:00 e as 16:00, no piso 1, é possível participar na acção promovida pelo próprio shopping em parceria com a Associação Portuguesa Contra a Leucemia e o apoio do Centro de Histocompatibilidade do Norte.
No segundo de três dias de campanha já tinham sido recolhidas 160 amostras de possíveis dadores, ultrapassando, segundo a porta-voz da iniciativa, Sara Barroso, as expectativas da própria organização.
Os voluntários preenchem um inquérito para inscrição enquanto possíveis dadores, perguntas que questionam sobre doenças, transplantes e transfusões.
“A motivação é altruísta. Dizem querer “ajudar os outros” e acreditam que um dia podem salvar uma vida”, afirma a porta-voz. Há mesmo quem por conhecimento de vítimas da doença queira contribuir de alguma forma.
O procedimento é simples, “nada de especial”, é como fazer análises normalmente. A amostra, recolhida por técnicos do Centro de Histocompatibilidade do Norte, segue depois para análise e se for compatível, o dador é contactado.
A leucemia é um tipo de cancro que tem início nas células do sangue. O transplante de medula óssea é um dos tratamentos possíveis desta doença.
Fonte: http://www.pop.eu.com/news/3148/5/Dadores-de-medula-ossea-querem-salvar-vidas.html